Por que meu cachorro me segue para todo lugar?

Por que meu cachorro me segue para todo lugar?

 

Todo mundo já passou por isso: você acorda e vai ao banheiro, um bichinho peludo se deita aos seus pés. Você vai para a cozinha e uma sombra te segue. Por mais que isso seja uma graça, como saber quando esse comportamento se torna excessivo? Afinal, por que os cachorros seguem os donos? Aqui estão algumas dicas para você saber quando deve se preocupar.

 

POR QUE ELES NOS SEGUEM?

Existem diversos motivos para eles nos seguirem. Mas há uma explicação genética: por natureza, os cães são animais que andam em bando – característica evolutiva que eles carregam até hoje. Com a domesticação, eles simplesmente mantiveram esse comportamento, mas voltando sua atenção aos humanos. É o mesmo instinto presente em cães selvagens. Mas esse não é o único motivo.

Mais do que animais que andam em bandos, os cães são animais sociais. Assim como nós gostamos de sua companhia, eles também gostam da nossa. Isso se intensifica quando essa relação surge desde que são filhotes: eles ficam ainda mais apegados, e identificam no humano alguém em que podem confiar e com quem podem contar. E, afinal, realmente podem, não é?

 

A FORÇA DO HÁBITO

Outro motivo para eles seguirem seus humanos é por se acostumarem com a rotina. A rotina de passeios e alimentação, por exemplo, devem ser feitas rotineiramente, e eles nos seguem para garantir que nós façamos nossa parte do trato. Isso não representa nenhum problema, mas você deve pensar antes se quer reforçar esse comportamento positivamente, pois isso fará com que ele se perpetue.

 

POR QUE O BANHEIRO?

Não há nenhuma explicação mirabolante para isso. O banheiro é um local que apresenta uma experiência sensorial diferente para os cachorros, e os odores o tornam um bom lugar para ser explorado. 

No caso dos filhotes, é normal que eles sigam seus tutores a todos os lugares, já que nessa idade são bastante dependentes de alguém que mostre o caminho e o alimente. Como são animais domesticados, quem assume esse papel geralmente são os tutores. Com o tempo, eles aprendem a ter mais confiança e maturidade, e a tendência é que sigam menos os tutores.

 

 

QUANDO ISSO É UM PROBLEMA?

Se o seu cachorro era mais independente e passou a te seguir, investigue. Deve haver algo errado. Pode ser alguma situação passageira, como medo de algum estranho, nervosismo ou algum mal estar. Em tempestades, esse comportamento costuma aparecer, pois a maioria dos cães ficam muito assustados.

Muitas vezes, o problema é psicológico, e eles são emocionalmente dependentes dos tutores. O motivo também podem ser doenças ou idade avançada. Problemas de visão ou de audição, ou até mesmo doenças neurológicas, podem fazer com que o seu cão aja de forma mais dependente de você.

 

O QUE FAZER?

No dia a dia, garanta que seu cão se exercite bastante, tenha uma alimentação adequada, beba muita água e tenha toda a atenção necessária. Se, mesmo assim, seu cão apresentar esse comportamento, ou uma mudança brusca de comportamento, leve-o ao veterinário para uma avaliação.

Fique atento ao comportamento do seu cão e não naturalize seu modo de agir, pois você pode não enxergar indícios de problemas maiores. Por isso, tire todas as dúvidas com o seu veterinário de confiança e tenha uma rotina constante de cuidados.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho
e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

 

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro
dos melhores conteúdos do universo pet!

Instagram | Facebook

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful