Meu cachorro não quer comer, o que faço?

Meu cachorro não quer comer, o que faço?

 

Mudanças de apetite são um dos primeiros sinais de que algo não vai bem com os cães. Muitas vezes não é nada grave, mas é importante ficar atento a essas flutuações de apetite, desinteresse pela comida ou até mesmo reações fisiológicas ao alimento, pois podem ajudar a chegar ao diagnóstico correto. E como agir nesses casos?

 

O QUE PODE SER?

A falta de interesse na comida, ou até mesmo a rejeição à comida, pode ser causada por diversos fatores. A primeira delas não tem a ver com alguma enfermidade: a seletividade alimentar. É o famoso “chato para comer”. Se o cão mantém um comportamento normal, sem nenhum outro sintoma, e só rejeita a comida, o motivo pode ser a seletividade alimentar.

Isso ocorre quando os tutores têm o costume de oferecer petiscos aos cães, o que, além de ser potencialmente prejudicial à saúde dos cães – afinal, os petiscos possuem alta taxa de sódio -, pode desmotivá-los a consumir o alimento corriqueiro. Oferecer resto de alimentos de humanos também pode fazê-los rejeitar a ração.

Outro possível motivo é pelas condições climáticas. Em dias extremamente quentes, o cão pode ficar com moleza e pouco apetite, assim como nós humanos. Nesses casos, é possível que ele pule alguma refeição, sem que isso indique qualquer problema de saúde ou motivo para preocupação.

O motivo pode ser, ainda, que o alimento está sem sabor. Isso acontece quando a ração fica no comedouro por muito tempo, exposto ao ar sem ser consumido, comprometendo a textura e o sabor do alimento. É importante que a comida só seja colocada no comedouro no momento da alimentação, evitando, assim, qualquer problema dessa natureza.

 

QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?

Observe, primeiramente, há quanto tempo seu bichinho está sem comer. Lembre-se que o normal é ele sentir fome pelo menos uma vez ao dia, e não o contrário. Se, além de não comer, seu cão apresenta algum dos sintomas a seguir, em conjunto ou não, é importante investigar: fraqueza, vômito, febre, dor ou convulsão.

Praticamente todas as doenças podem se manifestar com a falta de apetite. Quando qualquer animal não se sente bem, é natural que o apetite diminua. No entanto, tendo descartado a rejeição ao alimento decorrente de condições ambientais ou de problemas com o próprio alimento, e identificado de fato a falta de apetite, é importante diagnosticar o quanto antes o problema e iniciar o tratamento imediatamente.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho
e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

 

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro
dos melhores conteúdos do universo pet!

Instagram | Facebook

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful