Meu cachorro mexe no lixo, o que fazer?

Meu cachorro mexe no lixo, o que fazer?

 

Por incrível que pareça, é bastante comum cães que mexem no lixo de casa e acabam comendo o que encontram por lá. Muitos tutores vêm com essa reclamação e não sabem o que fazer para resolver, pois parece um comportamento instintivo e, quando menos esperam, já aconteceu. Afinal, é um comportamento preocupante? E o que fazer nessa situação?

 

“VIRA-LATAS”

Esse comportamento é instintivo. Não podemos esquecer que os cães têm parentesco com os lobos, e a principal forma de subsistência desses animais é através da caça. Afinal, os cães são originalmente carnívoros – adquiriram um comportamento onívoro a partir do contato com os humanos, passando a comer carboidratos, frutas e outros vegetais.

Bom, e para quem nunca se perguntou o motivo desse “apelido” dado aos cãezinhos (especialmente de rua, mas também aqueles “sem raça definida”), é exatamente por esse hábito de revirar as latas de lixo em busca de restos de alimento descartados por nós, humanos. Então, pode-se dizer que é um comportamento “esperado” dos cães, não apenas por curiosidade, mas por saber que ali encontrarão alimento.

 

MAS É LIXO!

Para nós, lixo é tudo aquilo que descartamos, isto é, que não tem mais utilidade para nós. O lixo orgânico tem a característica adicional de se degradar, e, ao apodrecer, adquire cheiro, sabor e aspecto desagradáveis. Desse modo, fica impróprio para o consumo. Por isso mesmo, os alimentos descartados nos causam nojo e repulsa, e evitamos mexer.

Mas os cães não possuem esse bloqueio moral. Para eles, não há “certo” ou “errado”: eles apenas seguem seus instintos, por mais que achemos estranhos ou nojentos. Se há algo  que lhe parece apetitoso, ele não terá dúvidas: é comida.

 

RISCOS

O problema de remexer o lixo não é apenas ingerir comida estragada, que pode acabar fazendo mal para o organismo do bichinho. O maior problema é que, junto com os restos de alimentos, há também pequenos objetos, como plástico e latas, por exemplo, que podem ser cortantes e levar a perfurações de órgãos internos. Por isso, é bastante perigoso e pode levar, inclusive, à morte.

A obstrução do trato gastrointestinal pode causar sangramentos, vômitos e diarreia, e é muito comum recebermos cães nessas condições na emergência. Nesses casos, muitas vezes o mais indicado é realizar algum procedimento cirúrgico para a retirada desses objetos perigosos, que causam tanto incômodo e sofrimento aos cães. Caso você veja seu cão comendo algo que não devia, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária. Não tente resolver sozinho, tentando provocar vômito, por exemplo: isso pode piorar o quadro do seu bichinho.

 

O QUE FAZER?

Nunca deixe sacolas de lixo ao alcance dos seus bichinhos. As sacolas são facilmente violáveis, e, se ele sentir o cheiro de alimento, ele vai simplesmente rasgá-la. Por isso, tenha sempre lixeiras com tampa, para dificultar o acesso ao seu conteúdo. Outro ponto importante é sempre educar seu cão: nunca recompense esse comportamento com carinho, risadas ou algo que pareça reforço positivo. Sempre dê um comando negativo, até que ele entenda que não deve mexer no lixo.

E o principal: sempre forneça alimento e água fresquinhos para seu bichinho. A quantidade de refeições deve ser indicada pelo veterinário. Evite deixar ração o dia todo no comedouro: somente coloque na hora da refeição. O contato com o ar por muitas horas pode tornar o alimento insosso e sem apelo para os cães, fazendo-os buscar alimento em outros lugares.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho
e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

 

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro
dos melhores conteúdos do universo pet!

Instagram | Facebook

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful