Os cães mentem?

Os cães mentem?

“Por exemplo, o cão late quando tem alguém no portão. Eu nunca vi um cão latir para me fazer acreditar que havia alguém lá fora quando, na verdade, não havia”. Essas palavras são do semiólogo italiano Umberto Eco, em uma de suas palestras. Na ocasião, Eco falava sobre a mentira ser exclusivamente humana. Mas estudos recentes talvez contradigam essa que é uma das verdades ancestrais sobre o melhor amigo do homem.

 

O experimento

Pois é. Pesquisadores suíços testaram a hipótese de que os cães podem enganar seus tutores para conseguir obter o que querem. E o resultado foi que sim, a hipótese se sustenta: eles podem mentir.

O estudo foi realizado da seguinte maneira: 27 cães foram treinados para distinguir uma mulher “cooperativa”, que permitia que eles comessem sua guloseima favorita, de uma mulher “competitiva”, que não permitia. Para fazer isso, os cães foram ensinados a levar as duas mulheres até 3 caixas: a primeira continha salsicha (o favorito deles); a segunda, biscoitos caninos; a terceira estava vazia.

Ao ouvir “Me mostre a comida”, eles a levavam em direção às caixas. A mulher “cooperativa” recompensava os cães com o que estivesse dentro da caixa. A mulher “competitiva” não dava nada a eles se a caixa contivesse alguma guloseima – e, aliás, guardava o conteúdo da caixa para si.

 

O pulo do gato (ou cachorro)

É aqui que as coisas ficam interessantes. Quando perceberam o comportamento da mulher “competitiva”, os cães se tornaram menos propensos a levá-la à caixa das salsichas, sua guloseima preferida, já que ela as manteria para si.

A conclusão do estudo foi a de que os cães são, sim, capazes de enganar quando é de seu interesse. É quase como se seguissem o raciocínio perfeitamente lógico e utilitário que nós humanos usamos: “para que fazer algo se não vai me oferecer nenhuma vantagem?” A mulher “competitiva” guardava as guloseimas para si, então era desvantajoso levá-la até eles. Portanto, esperavam a vez da mulher “cooperativa” e ganhavam o que queriam.

 

Portanto, os cães podem mentir, mas ainda não há a sofisticação e a malícia encontrada nas mentiras humanas. Quando seu cão latir para alguém no portão, você ainda pode confiar que ele não está tentando tirar sarro de você.

 

Fique sempre atento ao comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!

 

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful