Mau hálito canino: devo me preocupar?

Mau hálito canino: devo me preocupar?

A escovação dos dentes dos pets ainda não faz parte da rotina de cuidados de muitos tutores. Isso porque a higiene bucal é um assunto que começou a ser abordado há relativamente pouco tempo e suscita muitas dúvidas. É realmente necessário? Qual a frequência adequada? Pode usar a mesma pasta de dente que nós, humanos, usamos?

 

Mau hálito

Um dos maiores mitos sobre a higiene bucal dos cães é que o mau hálito é normal. Pelo contrário. É verdade que o mau cheiro pode ser simplesmente por falta de escovação, mas também pode indicar algum problema mais sério. Se, mesmo com a escovação em dia, o seu bichinho continuar com o hálito forte e desagradável, talvez o problema não seja a higiene.

 

Escovar é mesmo tão importante?

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), o ideal é que a escovação seja diária – assim como para nós, humanos. Para que isso funcione, é importante que se torne uma rotina, com horários pré-estabelecidos. Isso evita que placas bacterianas, formadas naturalmente dentro da boca, tragam maiores problemas

A escovação é importante não apenas para a saúde da boca, mas de todo o corpo. Afinal, o corpo funciona de forma sistêmica, e, em casos extremos, uma inflamação na gengiva causada por má higiene bucal pode levar a problemas de ordem mais geral e grave.

 

            Como escovar?

A escova deve ter cerdas com as extremidades arredondadas e macias. Deve também possuir muitos tufos e ser feita de material sintético. E o ideal é que tenha um cabo mais longo e que a região das cerdas possuam a angulação correta. A escovação deve ser feita em movimentos circulares, da gengiva à coroa; esse movimento possibilita a limpeza de restos de alimentos que ficam entre a gengiva e os dentes.

 

            Pode usar pasta de dente humana?

Não. As pastas que nós utilizamos contêm flúor e sabões em altas concentrações, que podem ser tóxicos e agredir o sistema digestivo dos pets. A sua ingestão é contraindicada para humanos, e para os pets isso não muda. Na maioria das vezes, isso não se torna um problema para nós porque temos a capacidade de comunicar uns aos outros os malefícios da ingestão. No caso dos pets, isso não é possível, e eles inevitavelmente vão ingerir a pasta durante a escovação.

 

            Meu bichinho não coopera. Posso usar somente os brinquedos?

Os brinquedos têm função coadjuvante na higiene bucal. A sua eficácia é limitada mesmo se usado 6 vezes por semana, e o custo pode ser maior que o da simples escovação. Além disso, pode não ser tão indicado devido à possibilidade de causar fraturas dentais. O importante é seguir as recomendações do seu veterinário de confiança. Mas as dedeiras de borracha são tão eficazes quanto escovas na limpeza dos dentes e remoção de placas de bactérias.

 

Fique sempre atento à higiene bucal do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful