Doguinho com medo de chuva? Saiba como ajudá-lo

Doguinho com medo de chuva? Saiba como ajudá-lo

Nossos animais também possuem personalidade e podem ser afetados de diferentes maneiras. Enquanto alguns cachorros ficam super entediados em dias úmidos e chuvosos, é comum encontrar os que têm medo de chuva, que vivem momentos de terror durante tempestades. Que tal se informa para poder ajudar seu pet, caso ele seja um desses animais?

Se pararmos para pensar, a personalidade de um cachorro combina mais com um dia quente ensolarado do que com uma tarde chuvosa e úmida, não é mesmo? Então isso é completamente normal já que eles geralmente são enérgicos e adoram um passeio ao ar livre!

Confira as dicas que irão ajudá-lo a lidar com esse problema:

O medo traz sofrimento ao pet

Infelizmente, eles sofrem com o medo de trovão, de vento… Mas, no fundo, você sabe que as tempestades não farão mal algum a ele, certo? Bom, segundo especialistas, não é bem assim, pois o medo pode estressar o pet, gerando traumas e problemas comportamentais. As chuvas são um pouco mais complicadas por um motivo simples: são impossíveis de se evitar.

Passar por esses momentos de terror de forma recorrente é muito desgastante. Cachorros mais velhos precisam de um cuidado ainda maior, visto que podem sofrer paradas cardiorrespiratórias ou outras complicações.

Descobrindo as fobias

Observe o comportamento do pet durante um dia de tempestade. Você pode não entender porque ele tem medo de chuva, mas isso ajudará a entender de onde vem o medo, e facilitará na hora de superá-lo.

Os principais sinais que um cachorro com medo de chuva pode apresentar durante tempestades são:

Respiração ofegante;

Coração acelerado;

Nariz quente;

Pupilas dilatadas;

Salivação excessiva;

Rabo entre as pernas;

Orelhas e cabeça baixas;

Inquietação.

Além disso, cachorros com medo tentam fugir ou se esconder, principalmente em um local que considerem seguro, como a cama ou o quarto do tutor. Se notar esses sinais em seu amigo, ele provavelmente tem problemas com a chuva, e o melhor é tentar ajudá-lo a lidar com esse medo.

Tranquilizando o doguinho

Há algumas técnicas fáceis de serem implementadas. Confira dicas para ajudar o pet a lidar com o medo.

Mantenha a calma

Cachorros são sociáveis, e absorvem muitos dos estímulos exteriores. Por isso, o melhor a fazer quando se tem um cachorro com medo de chuva é ficar bem calmo durante uma tempestade.

O tutor precisa passar segurança ao cão, mostrando que está tudo bem, isso lhe trará mais segurança.

Poupe-o sempre que puder

Se o pet estiver com muito medo, é recomendado afastá-lo do estímulo. Leve-o para uma área mais tranquila da casa, onde ele possa descansar.

Também não é recomendado abraçar, acariciar ou colocar no colo. O cachorro precisa entender que não há porque ter medo.

Desvie a atenção

Ao perceber que está se formando uma chuva que poderá assustar seu amigo, desvie a atenção dele com uma brincadeira. Corra com o cachorro pela casa, jogue uma bolinha, ou traga seu brinquedo favorito. A intenção é que ele se distraia, e só perceba a chuva depois de um tempo.

Caso as dicas acima não surtam o resultado almejado, procure a Doctor Zoo e a orientação necessária com veterinários especializados.

Curta nossas páginas nas redes sociais e não perca os conteúdos essenciais do universo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful