Gripe Canina: saiba mais sobre a doença e como proceder diante de um caso

Gripe Canina: saiba mais sobre a doença e como proceder diante de um caso

O frio vem chegando e com ele, chuvas e umidade, fatores que facilitam a disseminação da gripe canina. Bastante parecida com a gripe humana, essa enfermidade respiratória não costuma ser grave, desperta muitas curiosidades nos tutores e precisa de atenção e cuidados.

A falta de cuidados por exemplo pode evoluir para uma pneumonia, portanto, atente-se!

O que é a gripe canina?

Ou influenza canina, é uma doença respiratória causada por um tipo de vírus da gripe, o Influenza A. Muito contagiosa, ela é mais frequente durante as estações chuvosas e deixa de ser tão preocupante nos meses mais secos.

Em geral, não costuma colocar em risco a vida do animal, mas, mesmo assim, é importante levá-la a sério. Além de poder evoluir para quadros mais graves, ela também causa muito desconforto ao paciente.

É contagiosa? Como ocorre?

Para desenvolver a doença, o cão tem que ter contato com o vírus. Entre as formas mais comuns de transmissão da gripe estão:

  1. Convivência com um animal contaminado;
  2. Compartilhamento de bebedouros e comedouros com animal doente,
  3. Contato em parques, áreas de recreação e outros espaços, principalmente fechados, com animal que tenha o vírus.

A imunidade do cachorro vai determinar se ele apresentará ou não manifestações clínicas da doença. Por isso, a gripe canina é mais comum durante estações chuvosas e meses mais frios, durante os quais as defesas do organismo tendem a cair.

Lembrando que, apesar de contagiosa, a gripe canina não passa para humanos, sendo um risco apenas para outros pets. Dessa forma, é importante não dar nenhum tipo de medicamento humano para gripe canina.

Sintomas

Assim como uma gripe em humanos, a gripe em cachorros apresenta alguns sintomas clássicos. Os sinais mais comuns da influenza em cachorros são:

  1. Tosse insistente;
  2. Coriza;
  3. Apatia;
  4. Febre;
  5. Perda de apetite,
  6. Olhos lacrimejantes.

Apesar de tudo isso, devemos ressaltar que nem todos os cachorros apresentam os seis sintomas dessa lista. Fique atento e, em dúvida, leve seu pet ao veterinário e garanta um diagnóstico precoce, que pode ser importante para o tratamento.

Diagnóstico e tratamento

Ao perceber que seu animal apresenta sintomas de gripe canina, procure um veterinário. Ele poderá chegar ao diagnóstico depois de uma conversa com alguém da família, um exame físico e, eventualmente, alguns exames laboratoriais.

Assim como acontece com humanos, muitas vezes, a gripe canina desaparece após alguns dias. No entanto, para que o cachorro se recupere de forma rápida e saudável, são necessários alguns cuidados.

Dê muita água para o pet e garanta uma alimentação saudável e equilibrada. Em alguns casos, o veterinário pode receitar anti-inflamatórios e antibióticos, conforme os quadros que já estiverem associados à doença. Com as recomendações de um especialista, é possível livrar seu pet da gripe canina com um tratamento rápido e eficaz.

Devo me preocupar?

É comum que fiquem manhosos e carentes, mas o que realmente você deve fazer é insistir no tratamento e deixa-lo descansar o máximo que conseguir. Assim, logo, ele se recuperará e voltará a brincar feliz.

Como prevenir a doença?

Para quem deseja proteger o pet da gripe canina, especialistas recomendam a manutenção da imunidade, fornecendo boa alimentação e muita água. Lembre-se de que manter a vacinação da gripe canina e a vermifugação em dia são cuidados essenciais para assegurar boa saúde ao animal.

Procure orientação veterinária e saiba os métodos e procedimentos mais seguros e eficazes para o seu pet.

Curta a Doctor Zoo nas redes sociais, marque amigos e fique por dentro do Universo Pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful