Pets também podem ter câncer de próstata?

Pets também podem ter câncer de próstata?

Estamos entrando em novembro, mês dedicado à campanha pela saúde do homem, em especial pela prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Mas você sabia que cães e gatos também podem ser vítimas dessa e outras doença da próstata?

 

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula acessória presente no sistema reprodutor masculino de mamíferos. Produz e armazena o chamado líquido prostático, que compõe o sêmen e cuja função principal é proteger e nutrir os espermatozoides.

As doenças da próstata podem ser: hiperplasia prostática benigna (HPB), prostatite bacteriana, cisto prostático, abscesso prostático e câncer de próstata.

 

Quais os fatores de risco?

Assim como nos humanos, a idade é um fator de risco importante para o desenvolvimento de problemas relacionados à próstata em cães e gatos. Os animais de grande porte também têm maior propensão a desenvolver essas doenças.

Segundo estudos, mais de 80% dos cães “sexualmente intactos” (isto é, não castrados) acima dos 6 anos apresentam algum sinal de hiperplasia prostática benigna (HPB). É uma porcentagem de incidência bastante alta, mas, na grande maioria das vezes, não é grave.

 

Sintomas e tratamento

Os sintomas incluem dificuldade para urinar (em alguns casos, há sangue na urina) e para defecar, devido ao aumento do tamanho da próstata. Em alguns casos, pode haver também dor abdominal.

O tratamento recomendado é a castração. Geralmente, esse procedimento leva à diminuição significativa do tamanho da próstata e há chances altas de cura. Dependendo do caso, o tratamento pode ser associado a medicamentos e, em alguns casos, é necessária a remoção da próstata.

Como prevenir?

A método preventivo mais eficaz é a castração dos bichinhos. Estima-se que cerca de 90% das doenças relacionadas à próstata em pets poderiam ser evitadas com a castração no primeiro ano de vida. Quando realizada antes dos 8 meses de vida, a castração inibe o crescimento do tecido prostático com a remoção dos testículos, que produzem testosterona. Esse procedimento não oferece nenhum dano à saúde e bem-estar dos bichinhos.

 

Fique sempre atento ao comportamento do seu pet e procure a Doctor Zoo para te orientar e cuidar da saúde deles.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful