Pets podem ter diabetes?

Pets podem ter diabetes?

 

A Diabetes Mellitus é uma doença que se tornou um problema de saúde pública, com um crescimento muito superior às estimativas feitas pelos órgãos de saúde mundial. Além do aumento do número de casos de diabetes tipo 2 devido aos hábitos alimentares e estilo de vida cada vez menos saudáveis, os casos de diabetes tipo 1 também vêm aumentando. Mas você sabia que os pets também estão sujeitos a ter diabetes?

 

CÃES E GATOS

A Diabetes Mellitus é, talvez, a doença endócrina mais comum entre os pets. Ela se caracteriza pela incapacidade do corpo de transformar o açúcar ingerido em fonte de energia, aumentando os níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia). Isso pode ocorrer porque a insulina produzida pelo corpo não é capaz de fazer essa função adequadamente (tipo 2) ou, em outros casos, a falta da produção da insulina (tipo 1).

 

SINTOMAS

Os sintomas podem passar despercebidos por semanas, pois não são imediatamente percebidos como problemas. Os mais comuns são:

– ter sede excessiva

– urinar frequentemente

– aumento do apetite

– perda de peso

– fadiga

 

Em estados mais avançados sem tratamento adequado, podem surgir problemas de visão e problemas motores, dificultando os movimentos. Por esse motivo, é extremamente importante ficar atento aos primeiros sinais. O diagnóstico precoce favorece melhores resultados nos tratamentos.

 

FATORES DE RISCO

Nos cães, a doença é mais comum em fêmeas idosas. Os fatores de risco incluem predisposição genética, obesidade e comorbidades endócrinas. Já nos gatos, a diabetes ocorre com mais frequência em machos idosos. Os fatores de risco incluem o uso de medicamentos que interferem na produção e ação da insulina e algumas doenças, como o hipertireoidismo e a pancreatite.

 

PREVENÇÃO

As recomendações são muito similares às dadas aos humanos. Uma alimentação saudável é essencial para evitar doenças como a diabetes, aliada a visitas semestrais ou anuais ao médico (dependendo da idade e condições de saúde) e à prática de atividades físicas.

 

Leve seu bichinho ao veterinário assim que notar alguma alteração em seu comportamento ou aspecto físico.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho
e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

 

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro
dos melhores conteúdos do universo pet!

Instagram | Facebook

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful