Como saber se meu gato está doente?

Como saber se meu gato está doente?

 

Os gatos são uma das melhores companhias, especialmente para quem mora sozinho. Silenciosos e independentes, não exigem cuidados excessivos e atenção constante. Ao contrário do que prega o senso comum, os gatos não são frios – pelo contrário, podem ser bastante afetuosos.

Mas seu comportamento muitas vezes não deixa transparecer muitos sentimentos, e isso vale também para quando estão doentes. Por isso, muitas vezes leva algum tempo até percebermos que estão passando por algum problema de saúde. Acompanhe nossas dicas para saber como ficar atento aos sinais do seu bichano.

 

COMPORTAMENTO

Qualquer mudança de comportamento pode ser um sinal de alerta, para qualquer animal. Se seu bichinho de repente passou a agir de forma diferente da que sempre agiu, preste atenção. E ninguém melhor que você para perceber isso. Se seu gato costuma ser muito quieto e anda agitado, ou se, ao contrário, é mais agitado, mas de repente ficou apático, talvez seja o momento de levá-lo ao veterinário para investigar mais a fundo.

Se ele passar a miar e ronronar de maneira diferente do que costuma, pode ser que ele esteja tentando comunicar algum incômodo. A falta de higiene, tão atípica entre os felinos, também pode ser outro sinal de alerta. Tudo depende de como ele se comporta habitualmente. Fique atento diariamente.

 

APETITE

É normal que os pets sintam fome algumas vezes por dia. Se nada mudou na alimentação mas, sem mais nem menos, eles perdem o interesse e o apetite, investigue. Afinal, o interesse por comida é praticamente unânime em qualquer hora do dia. Na maioria das vezes, basta ouvir o som da embalagem da ração para que eles venham correndo. Qualquer comportamento que desvie disso pode ser um sinal de que algo não vai bem.

 

FEZES E URINA

Os gatos costumam ser muito sistemáticos no que se refere às necessidades fisiológicas. Se anda aparecendo xixi pela casa, ou se você notar que ele está com dificuldade para urinar, investigue. Mudanças no aspecto da urina e das fezes também podem ser um indicativo muito forte de que a saúde do seu gatinho precisa de uma atenção especial. Outro problema também pode ser o excesso ou a falta. Leve seu bichinho ao veterinário para entender o que se passa.

 

LOCOMOÇÃO

Se seu gatinho apresentar alguma dificuldade de locomoção, investigue. Os felinos são conhecidos por sua agilidade e força física, e demonstrações de fraqueza, dor ou lentidão podem indicar que algo não vai bem. Se, além disso, ele se tornar arisco e arredio, evitando ser tocado, leve-o ao veterinário para investigar as possíveis causas desse comportamento.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho
e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

 

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro
dos melhores conteúdos do universo pet!

Instagram | Facebook

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful