Leishmaniose em cães e gatos

Leishmaniose em cães e gatos

A leishmaniose, transmitida através da picada de um inseto, afeta muitos cães e gatos sem que seus tutores percebam, e pode causar problemas na pele, um emagrecimento excessivo, e, em alguns casos, a morte. Historicamente, vem sendo uma doença geograficamente e socialmente definida: afeta os mais pobres e as regiões periféricas. Os animais que estão presentes nesses locais são afetados – na verdade, os cães são as principais fontes de infecção para o inseto vetor.

 

Como ocorre a trasmissão?

A transmissão da leishmaniose ocorre através da picada da fêmea do flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi), também conhecido como “mosquito-palha”, “mosquito-pólvora”, “birigui” ou “cangalhinha”. Reproduzem-se principalmente em matéria orgânica, como fezes, frutas e folhas, que se encontram em locais úmidos e escuros.

O inseto precisa, primeiro, picar um animal infectado – não necessariamente outro cão ou gato. Dentro do corpo do inseto, a leishmania ingerida se transforma em uma forma capaz de infectar. Ele então transmite a doença a outros animais, incluindo humanos.

Importante: A infecção não acontece a partir do contato com um animal infectado, como mordidas, lambidas ou carinho. Isso é uma crença popular e um temor muito comuns. A transmissão é feita exclusivamente através do mosquito.

O que fazer?

A leishmaniose pode ficar incubada por mais de 5 anos, e, além disso, mais da metade dos bichinhos infectados não apresentam sintomas após desenvolverem a doença. Milhares de cães são sacrificados todos os anos em decorrência da leishmaniose. No entanto, essas mortes poderiam e deveriam ser evitadas. Caso seu bichinho tenha um diagnóstico positivo para a doença, deve receber tratamento, que dura pelo resto da vida do animal.

Prevenção

Já está disponível no mercado a vacina para cães. A vacina não faz parte da profilaxia dos humanos, especificamente, devido à falta de estudos que comprovem sua eficácia na redução de casos. Ela geralmente é renovada anualmente, e é aplicada em três doses.

Uma outra maneira de se prevenir é realizando a limpeza do quintal. Todo material orgânico deve ser retirado e descartado adequadamente; tudo o que puder deixar o solo úmido deve ser retirado. O uso de repelentes e telas também é bastante recomendado, além de coleiras com inseticida, que duram até 6 meses.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful