Cardiopatia: o que é e o que fazer?

Cardiopatia: o que é e o que fazer?

 

Problemas cardíacos são uma das principais causas de morte entre os pets. Estima-se que afete 10% dos animais domésticos. O diagnóstico e tratamento precoces aumentam significativamente as chances de o animal ter qualidade de vida. Mas, na maioria das vezes, os tutores não conseguem identificar sintomas e só buscam ajuda quando é tarde demais.

 

Causas e prevenção

As causas das doenças no coração nos pets são bastante similares às nossas. À parte a predisposição genética, as principais são a idade, sobrepeso, uma alimentação desregrada e o sedentarismo. Por isso, para manter a saúde, você deve garantir que seu bichinho se exercite e se alimente de maneira saudável.

 

Sintomas

Você deve prestar atenção a alguns sinais, especialmente se o seu bichinho é mais velho; com o avanço da idade, os riscos são maiores. Os sintomas de problemas no coração podem passar despercebidos, já que muitos se confundem com eventos normais na vida de um animal. Entre vários sintomas possíveis, são eles: tosse, perda do apetite (e, consequentemente, de peso), fadiga ao se exercitar e dificuldade para respirar.

 

O que fazer?

O ideal é que você faça um check-up periódico em seu bichinho, para garantir que sua saúde esteja boa. A primeira coisa que você deve fazer ao notar algo de suspeito no comportamento do seu bichinho é levá-lo ao seu médico veterinário de confiança. Ele (ou ela) vai solicitar exames – que são muito parecidos com os exames que nós, humanos, fazemos – para que, então consiga dar um diagnóstico preciso. Eles podem incluir a medição da pressão arterial, eletrocardiograma, raio-X e exames de sangue. Com os resultados em mãos, o tratamento mais adequado poderá ser iniciado.

 

Doenças mais comuns

A degeneração da válvula mitral é uma condição crônica progressiva, que não tem cura. Os tratamentos podem proporcionar que o animal viva por um tempo maior, e com qualidade de vida. Há uma regurgitação da válvula do coração, que leva a alterações progressivas até que cause insuficiência cardíaca. A cardiomiopatia dilatada diminui a capacidade de contração do coração. Isso causa uma dilatação do órgão, deixando-o mais fraco. Em outras palavras, o coração reduz progressivamente sua capacidade de bombear sangue.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful