Diferentes, mas com muitas coisas em comum

Diferentes, mas com muitas coisas em comum

 

Cães e gatos são espécies distintas, mas possuem origens semelhantes e foram domesticadas simultaneamente

Não há dúvidas de que cães e gatos são uma doce e agradável companhia, além de ótimos parceiros. Biologicamente são bastante diferentes, pois cães pertencem a família biológica canina e gatos à felina. Porém, as duas espécies contam com muitos fatores em comum no decorrer de suas histórias que se assemelham em evolução e as tornam o que são atualmente. Cães e gatos são predadores naturais, que eram selvagens, mas passaram por domesticação, afim de atender necessidades humanas de proteção. Fortes indícios revelam que o início da domesticação de animais como cães e gatos teve início paralelo à agricultura, o que tem significativo fundamento, pois as duas espécies são exemplos de agilidade, além de excelentes guardas.

A diversidade das espécies disseminadas pelo planeta, consiste na principal diferença quanto ao que diz respeito à evolução de cães e gatos. Embora, os caninos sejam abundantes, são escassos em comparação aos felinos selvagens. Já na questão de raça, os cães abrangem um número maior, devido a certos períodos históricos em que criadores misturavam diversas raças, idealizando um biótipo de cão adequado às necessidades que precisavam suprir.

 

Há diferenças de comportamento entre as espécies

Os Caninos e felinos, apresentam desde suas origens, comportamentos diferenciados e isso se reflete em como esses animais se apresentam hoje. O cão deixa nítido seu lado amoroso, é bem família e costuma precisar de um dono que lhe dê muita atenção e, normalmente, é submisso as ordens de seu líder. Ele adota a família do dono como a sua própria, se sente um membro dela e está sempre a postos para defendê-la. Não que ele não goste da presença de outros cães, mas é perfeitamente liderado e condicionado ao ambiente doméstico e apego ao lar. Já o gato possui um espírito livre e cultiva hábitos noturnos de seus antecessores. Ele é independente e gostar muito do dono não garante que vai obedecer ou agir de maneira esperada. O gato é imprevisível e age à sua maneira e no tempo que assim determinar.

Uma diferença nítida está também na forma de se portar, pois os cães não possuem restrições, roem, mastigam e destroem o que encontrarem pela frente como calçados, sofás e tapetes. Enquanto os gatos têm uma postura bastante diferente, são exigentes, desconfiados e não comem qualquer coisa, se alimentando somente do necessário para se manter saudável e nutrido. Porém podem ocorrer alterações no comportamento de ambos em decorrência dos fatores do meio ao que estão expostos, inclusive na forma de criação.

 

Interessante saber mais sobre os bichinhos que amamos não é mesmo? Até porque em algumas situações podemos definir o procedimento ideal através das informações que adquirimos.

Acompanhe-nos pelo site/blog ou facebook e fique por dentro do mundo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful