Como os Pets enxergam?

Como os Pets enxergam?

Nós conhecemos o mundo através dos sentidos. Em diferentes espécies, alguns são mais aguçados que outros – a visão, por exemplo, é um dos nossos sentidos mais importantes. Olhe à sua volta: não é à toa que desenvolvemos uma cultura que privilegia primordialmente estímulos visuais. Em contraste, ao nos afastarmos do chão, com o desenvolvimento do bipedalismo, nosso olfato ficou cada vez menos importante para a sobrevivência, tornando-se menos aguçado.

Nas outras espécies, acontece a mesma coisa: os sentidos são mais ou menos aguçados de acordo com a necessidade evolutiva. Os nossos pets, por exemplo, não apreendem o mundo da mesma maneira que nós. É muito importante saber disso para ter uma convivência muito mais compreensiva com eles.

 

Olfato

 

Os cães e os gatos usam o olfato para explorar o ambiente, identificar fêmeas no cio e caçar. Serve também para estabelecer relações sociais: reconhecem outros indivíduos e se comunicam através dese sentido. Os cães têm olfato mais desenvolvido que os gatos. Na verdade, eles percebem o mundo em grande parte através do olfato. Para se ter uma ideia, enquanto possuímos entre 5 e 6 milhões de células olfativas, os cães possuem uma média de 200 milhões – em média, 40 vezes mais que nós.

 

Audição

 

Enquanto os cães possuem olfato mais aguçado, a audição dos gatos é superior à dos cães. Sabe aquela habilidade que os gatos têm de cair em pé? É em função de sua audição aguçada. Ainda assim, os cães têm uma audição bem mais sensível que a nossa, e são capazes de perceber frequências sonoras que nos passam despercebidas. Basicamente, cães e gatos utilizam a audição para se orientar, se comunicar e caçar.

 

Visão

 

A visão não é um sentido muito aguçado em nossos pets. Cães e gatos possuem uma visão mais sensível a movimentos, mas menos sensível a detalhes. Também não enxergam tantas cores, e sua visão durante o dia é inferior à nossa. Em compensação, sua visão noturna é bem mais aguçada que a nossa.

 

Tato

 

O tato é extremamente importante nas primeiras fases de vida dos pets. Quando filhotes, é o primeiro sentido a funcionar, então percebem o mundo principalmente através dele. Os pets também possuem terminações nervosas pelo corpo, o que aumenta a sua percepção tátil. Além disso, os gatos se orientam muito através das vibrissas – popularmente chamadas de “bigode”. Mas os cães também possuem esses “pelos táteis”, que servem para orientação espacial e percepção de temperatura.

 

Paladar

 

Dentre todos os sentidos, o paladar é o menos aguçado nos cães. Eles têm percepção dos sabores, mas, para se alimentar, eles se orientam mais pelo olfato. Eles possuem muito menos papilas gustativas que nós, humanos. O paladar dos gatos é mais sensível que dos cães, e eles não toleram alimentos amargos ou ácidos.

 

Fique atento ao comportamento do seu pet! Procure o Doctor Zoo para te orientar e cuidar da saúde deles.

 

Curta a Doctor Zoo nas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful