Cães & Gatos: Como Manter a Paz?

Cães & Gatos: Como Manter a Paz?

Saiba como pacificar a convivência entre cachorro e gato no mesmo ambiente

Primeiro encontro dos pets? Confira as dicas!

 Para tudo na vida há um jeitinho e, nesse caso, o resultado é sempre uma incógnita, pois não temos a mínima ideia de como será o encontro… Porém, a personalidade dos pets contribuem para mais ou menos tolerância, e a gente sabe mais ou menos o “bicho” que tem, não é mesmo? Ainda mais, quando já deixou de ser um filhote.

Uma das formas mais efetivas de apresentar cães e gatos pela primeira vez é fazer isso em um ambiente monitorado. Não deixe ambos soltos para evitar que saiam correndo um atrás do outro.

Isole um dos animais e permita que o outro circule livremente pelo ambiente, sentindo o cheiro do outro. Depois, inverta as posições e deixe que o pet que antes estava isolado também circule e se acostume ao cheiro novo.

Durante o primeiro contato direto, deixe seu cachorro preso no canil ou atrás de um portão – e permita que ele cheire o filhote de gato enquanto você o segura no colo.

Se possível, conte com a ajuda de alguém para segurar um dos pets enquanto você segura o outro. Não economize em carinhos e recompensas quando os dois se comportarem bem, e também não deixe de repreender (sem gritar ou agredir, é claro) caso um dos dois avance, rosne ou qualquer coisa do tipo.

Importante destacar: este processo pode levar alguns dias ou até semanas, certo? Pode ser que seus pets se deem bem rapidamente e pode ser que eles levem mais tempo para se acostumarem à presença um do outro, por isso seja paciente! Cada animal possui o seu próprio tempo, e é importante respeitar isso.

Relação entre cães e gatos

O dia a dia durante o processo de adaptação

Como já dissemos, a adaptação pode levar algum tempo, por isso alguns cuidados são necessários. Não deixe cachorro e gato juntos sem supervisão até que eles estejam perfeitamente adaptados um ao outro.

Até atingir este ponto, promova interações supervisionadas e considere até manter o cachorro na coleira, evitando que ele assuste o gato e o processo se torne ainda mais complicado.

Nunca aplique punições a qualquer um dos pets. Apenas repreenda quando um dos dois não estiver se comportando bem e mostre o que está acontecendo de errado. Com paciência e carinho, seus pets se adaptarão um ao outro e podem até se tornar grandes amigos!

Filhotes

Filhotes são naturalmente mais curiosos, menos agressivos e possuem poucas manias. Use isso a seu favor! Muitas vezes, apresentar um filhote de cachorro a um gato adulto ou um filhote de gato a um cachorro adulto é muito mais fácil.

Por fim, esteja ciente de que alguns pares de cães e gatos simplesmente não serão compatíveis. Isso tem mais chances de acontecer com animais idosos ou cães que apresentam comportamento mais agressivo.

Ainda que isso seja difícil para você, pelo bem de todos, não force uma relação que não parece estar dando certo. Um tutor (a) que se importa e presta atenção às necessidades dos seus pets reconhece essas situações e traça outras estratégias, além de sempre contar com um veterinário de confiança ou um especialista em comportamento animal.

Procure a Doctor Zoo para orientar e cuidar da saúde dos seus pets!

Curta a Doctor nas mídias Sociais e fique por dentro dos conteúdos mais legais do universo Pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful