Vírus da leucemia felina – FeLV

Vírus da leucemia felina – FeLV

O FeLV é um retrovírus que se insere no material genético nas células do gato, acometendo-o em qualquer faixa etária e trazendo diversas complicações para a vida dos bichanos.

O vírus da leucemia felina é conhecido como o vírus dos gatos amigos, pois é eliminado principalmente na saliva e como os gatos que são próximos normalmente compartilham potes de comida e água, podem ter o hábito de se lamberem entre si, o contato com a saliva torna-se muito mais fácil, possibilitando a transmissão. Outra forma de contágio é através de brigas e também pode ocorrer transmissão da mãe para o filhote.

A partir do momento que o gato entra em contato com o vírus é possível que o sistema imunológico do animal consiga eliminar completamente o vírus, mas pode acontecer de se tornar persistentemente infectado, quando o portador fica susceptível a sofrer as consequências da doença.

O FeLV normalmente é silencioso e se não for realizado exames para sua detecção é impossível notá-lo. Quando o gato começa a manifestar complicações decorrentes do vírus que são extremamente graves é porque já desenvolveu neoplasias e doenças mieloproliferativas.

É de grande valia que o gato seja testado para a doença logo que for adquirido, assim é possível fazer um acompanhamento mais próximo dos animais positivos, podendo detectar qualquer alteração em sua saúde com maior antecedência. E para os gatos que são negativos é necessário montar protocolos de vacinação para que fiquem imunes à doença, além de evitar acesso à rua e contato com gatos desconhecidos.

dra-leila
M.V. Leila Isono Pereira
CRMV – PR 11029


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful