Seu cachorro late demais?

Seu cachorro late demais?

Saiba o que fazer para acalmá-lo com alguns passos simples

Não há dúvidas de que os cachorros podem ser nossos melhores amigos, são dóceis, adoram atenção, carinho e demonstram amor e companheirismo e muito amor. Mas até mesmo os mais queridos podem, às vezes, se tornar bastante desagradáveis com seus hábitos únicos ou barulhos excessivos. E, por isso, a dúvida de muitos tutores é: como fazer cachorro parar de latir?

Além de incomodar, um pet barulhento pode trazer problemas com vizinhos, afastar visitas e causar grande incômodo. Por isso, separamos dicas para quem busca melhorar a relação com o animal e ter uma amizade ainda mais especial e recíproca.

Cachorros sempre irão latir

Antes de tudo, é importante que uma coisa fique clara: cachorros latem. É sua forma natural de se expressar e se comunicar, demonstrando alegria por alguém que acabou de chegar ou estranheza com algum desconhecido. Quem ama cachorros e convive com latidos sabe que é algo normal, e até prazeroso. Apesar disso, é importante identificar quando o latido é natural e quando é excessivo e está virando um problema para você e até mesmo para seu amigo.

Já sabemos que o latido é a forma do cachorro se expressar, mas o que será que ele está querendo nos dizer? Na verdade, o latido pode ter muitos significados, e alguns tutores sabem até identificar os sinais de seu pet por meio dele.

Em alguns momentos, quando seu amigo está animado ou feliz, o latido é normal e bem-vindo. Porém, há casos que o som pode incomodar. Aqui vão algumas razões que ajudam a explicar porque os cachorros latem:

Proteção: cachorros são muito territorialistas. Ao perceber alguém estranho no seu “domínio”, ele pode latir para afastar o invasor;

Medo: às vezes, o cachorro pode latir por receio ou medo. Ao se sentir ameaçado, ele começa a latir para atrair atenção e conseguir ajuda;

Alarme: alguns cachorros se sentem o fiel escudeiro de seu tutor. Ao perceber algo que ele não gosta, o cão pode latir para lhe avisar;

Solidão: não se esqueça que os cães são animais muito sociáveis. Eles gostam de convivência e amizade. Ficar sozinho é uma tortura para um cachorro e ele poderá latir para encontrar companhia,

Tédio: cachorro é muito ativo e precisam gastar sua energia! Se ficar sozinho em casa sem ter como brincar, vai latir por puro tédio.

Identifique e atue na causa do latido

O latido é uma forma de comunicação, então, nada mais natural do que latir para avisar que está com fome, sede, medo, sozinho, entediado ou com dor.

Identificar a causa do latido e agir sobre ela. Por exemplo, se o cachorro late para avisar que está com fome, procure criar uma rotina. Já se o cachorro late por estar entediado, compre brinquedos interativos para estimulá-lo.

Nada de gritaria!

Por mais que seu filho de quatro patas seja inteligente, ele não vai entender o que está sendo dito. Portanto, ao gritar, você deixa o pet ainda mais excitado e, pior, vai mostrar que em sua casa fazer barulho é permitido.

Cachorros aprendem muito por observação: se notarem que seu tutor está calmo e tranquilo, vão relaxar e parar de latir. Por isso, em vez de aumentar o tom de voz, faça o oposto e fale de maneira firme, porém controlada. Isso ajudará o pet a entender que não é uma situação alarmante.

Recompense o bom comportamento

Cachorros adoram um petisco, e isso pode ser utilizado para o treinamento! Se você tem um amigo que está latindo demais, espere ele parar de latir. Quando isso acontecer, recompense-o com um petisco ou um afago na barriga.

Pouco a pouco, ele vai aprender que os latidos não são a melhor forma de conseguir o que deseja e, ele deve parar de latir excessivamente.

Limite é super  importante

Os cachorros irão latir naturalmente, o que precisamos controlar é que isso não se torne excessivo. Para não estressar seu amigo, cada vez que ele fizer barulho, imponha um limite de latidos. Por exemplo, deixe ele latir 5 vezes sem incomodá-lo. Após este número, comece a pedir, de maneira calma e firme, que ele pare. E recompense-o quando ele fizer isso.

Ambiente e espaço trazem tranquilidade

Se seu pet é nervosinho e late em diversas situações, considere garantir a ele um espaço mais tranquilo, pensado exclusivamente para o cachorro, isso pode ser útil em diversas ocasiões, como no momento em que visitas chegam ou quando os tutores saem da casa.

Pode ser um quarto pequeno com caminha, seus brinquedos favoritos, água e comida, além de pouco barulho. Faça um espaço bem confortável para que seu amigo se tranquilize em situações estressantes.

Colar anti-stress

Em algumas situações, especialmente em queima de fogos e tempestades, é muito difícil fazer com que seu amigo fique tranquilo. Mas, hoje, é possível encontrar os chamados colares anti-stress. São dispositivos que abraçam o pet em pontos certos, dando-os segurança e tranquilidade, ajudando na hora de controlar o latido.

Lembre-se que o latido é natural dos cachorros e é um sinal que seu amigo quer conversar e se expressar. Ninguém quer um pet quieto e apático, a questão aqui é equilíbrio!

Aqui na Doctor Zoo você encontra as melhores informações e orientações para cuidar bem do seu cachorrrito!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro do universo Pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful