Saúde bucal dos felinos

Saúde bucal dos felinos

Assim como nos seres humanos é muito importante cuidar da saúde bucal dos animais, uma vez que ela interfere diretamente no desenvolvimento e bem-estar dos bichos.

Dentre os problemas dentários que podem acometer os gatos temos a cárie, que é chamada de Lesão Reabsortivas Odontoclásticas (LROF), porém a causa ainda não é muito bem esclarecida. De acordo com estudos na área pode ocorrer algum problema nas células chamadas odontoclastos, que começam a reabsorver os dentes dos animais.

Somente a escovação não é suficiente para resolver os problemas, o animal deve ser acompanhado com frequência pelo Médico Veterinário especializado, já que, de acordo com informações da área, pelo menos 60% dos gatos podem apresentar cárie dentária.

A cárie causa fragilidade no dente, que ficam mais predispostos a fraturas, podendo ocorrer exposição dos nervos ou da poupa dentária causando grande dor. Dentre os sinais característicos de problemas dentários podemos destacar a dificuldade para mastigar, salivação excessiva, movimentos de abrir e fechar a boca, e deixar o alimento cair quando mastiga.

Dentre os fatores que podem se relacionar com problemas dentários apresentados pelos gatos, além de falta de cuidados com a escovação e auxilio Médico Veterinário temos: tipo de alimentação, alterações do metabolismo e alterações genéticas.

Como realizar um exame completo em gatos

É possível realizar o exame completo no gato em busca de sinais que indiquem que o animal necessite de ajuda do Médico Veterinário. Mas, independentemente do exame realizado pelo dono, o animal deve ser levado com frequência à clínica veterinária.

No exame dos olhos é necessário examinar se estão claros, sem inchaço ou secreção purulenta; abaixar a pálpebra e verificar se a parte interna está rósea, sinal de palidez excessiva pode indicar anemia; observar também manchas brancas ou embaçamento na parte escora dos olhos.

As orelhas devem ser examinadas na parte interna e nas bordas, falhas ou crostas podem indicar ácaros ou sarna. Quando o ouvido é sadio não tem secreção e nem odor.

O exame da boca deve ser feito, desde que o animal seja manso, evitando assim acidentes. Levantar o lábio superior para observar a gengivas, que precisam estar róseas e a língua também; observar se os dentes estão firmes e inteiros e se não estão com cárie ou tártaro. Já o focinho deve estar úmido e frio, sem secreção. Quando o focinho fica quente e seco é indício de febre, que vem acompanhado por falta de apetite.

 

Fonte: Portal Web Animal

 

Dr. Anderson
Médico Veterinário


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful