Queda de pêlo em cães: o que pode ser?

Queda de pêlo em cães: o que pode ser?

Para quem tem pet, os pêlos são parte da rotina: no sofá, no chão, nas roupas. Isso porque a troca da pelagem faz parte da natureza dos bichinhos, e acontece diariamente, assim como com nós humanos. No entanto, em alguns casos essa queda pode ser excessiva e precisa ser investigada e tratada. Como saber se esse é o caso?

 

Identificando a queda

Todas as raças sofrem queda de pêlo, sejam elas com pêlo curto ou longo, de porte grande ou pequeno. Mas alguns fatores podem influenciar nessa queda, como a estação do ano, a alimentação, o ambiente em que o bichinho vive, as condições de higiene, entre tantos outros.

A diferença é que as quedas saudáveis costumam ser imperceptíveis na aparência do animal. Um exemplo é a nossa própria queda de cabelo: apesar de cerca de 100 fios caírem por dia, a queda faz parte de um processo natural de renovação, e não ficamos com a aparência de que nos falta cabelo, não é? A mesma coisa acontece com os pets. Quando estão saudáveis, os pêlos simplesmente se renovam.

O principal sinal de que algo está errado é uma queda excessiva. Se há muito mais pêlos caindo, fique alerta. O segundo sinal é se aparecerem pontos no corpo do bichinho que estão com muito menos pelo, como verdadeiros “buracos”. Isso pode indicar algum problema.

 

O que pode ser?

De maneira geral, a queda excessiva pode significar alopecia (causa mais comum). Nesse caso, há somente a queda, e ela não vem acompanhada de nenhuma ferida ou alergia. Após o diagnóstico veterinário, o tratamento costuma ser feito com pomadas, xampus ou medicamentos, de acordo com a causa do problema, identificada em exames.

Caso a queda venha acompanhada de alguma irritação, alergia ou ferida, a causa pode ser outra: dermatite, sarna, escabiose, infestação de algum parasita, entre tantos outros. Você poderá identificar se, além de sofrer com a queda de pêlos, o seu bichinho anda se coçando muito.

Em ambos os casos, é importantíssimo recorrer ao médico veterinário de sua confiança para fazer um exame clínico detalhado, e, se necessário, exames mais aprofundados. Somente com um diagnóstico preciso o problema poderá ser tratado. Não é recomendado utilizar nenhum remédio caseiro ou medicação por conta própria, pois isso pode acabar piorando o quadro do seu bichinho ao invés de melhorá-lo.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful