Por que meu cachorro come fezes?

Por que meu cachorro come fezes?

Esse hábito, cujo nome científico é coprofagia, invariavelmente sinaliza algo de errado com o seu cão. Você precisa observar com muita atenção o dia a dia do seu cão para tentar identificar as possíveis causas desse comportamento – o que nem sempre é possível fazer sem o auxílio de um profissional. Para te ajudar, listamos algumas das principais causas da coprofagia.

 

Causas comportamentais

 

  • Para cuidar dos filhotes

 

Se a fêmea acabou de parir, é possível que coma as fezes dos filhotes para manter a limpeza e asseio do ambiente.

 

 

  • Para ganhar atenção

 

Alguns cães podem associar o ato de comer fezes com uma brincadeira ou um momento em que ganham a sua atenção. Afinal, é praticamente impossível não reagir ao ver o seu bichinho comendo fezes, não é? Por isso, ele pode entender que é um jeito fácil de obter a sua reação, e vai repeti-lo sempre.

 

 

  • Predisposição 

 

Acredite ou não, algumas raças têm uma predisposição a ter esse tipo de comportamento. Cães das raças shih-tzu, yorkshire, lulu da pomerânia e lhasa apsu têm essa tendência natural à coprofagia. Isso não quer dizer que todos vão fazer isso, nem que cães de outras raças (ou sem raça) não o farão.

 

 

  • Ansiedade

 

Alguns cães comem fezes quando se sentem ansiosos, o que a psicologia chama de “deslocamento”, quando há o redirecionamento de uma emoção para um outro alvo. Portanto, se ele se sente sozinho, confinado ou entediado, pode reagir a isso comendo as próprias fezes. Além disso, se você sempre briga quando seu cão defeca no local errado, talvez ele coma as fezes com medo de ser punido.

 

Causa nutricional e patológica

 

  • Pelas proteínas

 

Os cães podem buscar as próprias fezes, ou de outros animais, pela proteína encontrada ali. O motivo disso é uma dieta inadequada, que não é capaz de fornecer tudo aquilo de que o seu cão precisa. Pode acontecer, ainda, de seu cão não ter absorvido toda a proteína do alimento e comer as fezes para fazê-lo – ele sente a presença da proteína através do olfato. Por isso, é extremamente importante levá-lo a uma consulta veterinária para investigar a baixa absorção de nutrientes, que pode ter alguma causa patológica.

 

 

  • Polifagia

 

Se o seu cão tem alguma compulsão alimentar ou come excessivamente, muitas vezes pode comer qualquer coisa, indiscriminadamente. Isso inclui fezes – tanto as próprias como a de outros cães ou de gatos.

 

De todo modo, é importante que você o leve ao veterinário para investigar as causas da coprofagia. Medicamentos podem interrompê-la, mas o problema não necessariamente estará resolvido.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful