Você sabia? Jamais medique seu cachorro ou gato sem a orientação de um veterinário

Você sabia? Jamais medique seu cachorro ou gato sem a orientação de um veterinário

Nós temos o costume de nos automedicar, tomar analgésicos para dor de cabeça ou alguma outra dor ou desconforto e sabemos que isso não de todo correto, mas se não ocorrer com muita frequência não há danos à saúde. Porém, devemos nos conscientizar que nem tudo que faz bem ao organismo humano age necessariamente assim no organismo do seu pet.

É claro que ingerir medicamentos por conta própria para problemas banais como uma dor de cabeça, por exemplo, não chega a ser muito grave. Isso acontece porque nós, temos um conhecimento intrínseco sobre qual medicamento tomar para aliviar determinado sintoma. O problema maior acontece quando passamos a achar que o organismo de um cão reage da mesma forma do que o nosso.

Em alguns casos, certos medicamentos funcionam tanto para os seres humanos quanto para os animais. No entanto, existem alguns remédios que você nunca deve dar ao seu cão, não importa o porquê. Ou seja, só porque um medicamento é seguro para os seres humanos não significa que ele é seguro para os cães. Já era de se esperar não é mesmo? Nós somos espécimes totalmente diferentes.

Aspirina

Esse medicamento age diretamente nas plaquetas (que ajudam o sangue a coagular). Ou seja, se o seu cachorro tem algum ferimento ou laceração a aspirina tornaria mais difícil de parar o sangramento. Especialmente perigosa se combinada com esteroides e/ou anti-inflamatórios. Os sintomas variam de problemas gastrointestinais, neurológicos, distúrbios hemorrágicos, insuficiência renal e dificuldades respiratórias;

 Paracetamol

O problema nesse caso é a dosagem. Apesar de ser menos sensível do que os gatos (nunca dê paracetamol ao seu gato) a miligramagem dada aos humanos é o bastante para envenenar o seu cão.

 Ibuprofeno

Muito usado para combater inflamações, no mesmo caso do paracetamol, para os cães o Ibuprofeno pode facilmente acender a níveis tóxicos. Apesar de parecer uma “dose segura” essa droga pode naturalmente levar a hemorragias, úlceras de estomago e insuficiência renal. Os sintomas incluem falta de apetite, vômitos, fezes pretas, sangue no vômito, dor abdominal, fraqueza e letargia.

E não se esqueça que: além desses medicamentos há outros que também não podem ser administrados aos pets. Lembre-se que: o ideal é sempre procurar um especialista no assunto para orientar quais medidas são seguras e eficazes de acordo com a necessidade do animal.

Consulte sempre um médico veterinário.

Curta nossas páginas no Facebook e no Instagram e não perca os serviços que só a Doctor Zoo oferece com a qualidade, segurança, carinho e dedicação que você e seu pet merecem!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful