Verdade ou mito: Um ano de um cão equivale a 7 anos dos Humanos?

Verdade ou mito: Um ano de um cão equivale a 7 anos dos Humanos?

Verdade ou mito: Um ano de um cão equivale a 7 anos dos Humanos?

No decorrer das experiências em nossa vida, ouvimos muitas suposições curiosas como a de que um ano de um cão equivale a sete dos humanos. E, como essa é uma afirmação que damos como certa, nós também a repetimos. Mas de onde vem esse dado? Em que evidências isso se apoia?

Que tal esclarecer um pouco sobre este assunto?

Afinal, quanto há de mito e quanto há de realidade nesta suposição?

Por que é um mito que um ano de um cão equivale a 7 dos humanos

A regra de que um ano de um cão equivale a 7 de uma pessoa se popularizou no século passado. Mas a ninguém foi atribuída a autoria.

A primeira coisa que devemos ver é que, em relação à forma e à velocidade de envelhecimento dos cães, não se pode estabelecer um critério homogêneo, dada a grande quantidade de raças que há.

Que um ano de um cão equivale a 7 dos humanos parece ser uma “verdade” que se repete sem se analisar sua veracidade. Na realidade, isso se trata de um mito de origem desconhecida. O certo é que os cães amadurecem e envelhecem em ritmos distintos, de acordo com o tamanho e a raça.

Motivos que contrapõem a regra de 1 por 7, ou vice-versa

Entre as razões para se considerar um mito de que um ano dos cães equivale a 7 dos humanos, podemos afirmar:

Os cães alcançam a fertilidade sexual aproximadamente em um ano de vida. Nós, obviamente, não a alcançamos aos 7.

Em seus primeiros anos, os peludos podem envelhecer até 20 vezes mais rápido do que as pessoas. Depois, essa velocidade vai diminuindo.

Os exemplares de raças de tamanho maiores vivem menos do que os peludos menores. O motivo dessa diferença ainda não se pode ser explicado com exatidão. Além disso, é um fato que contradiz uma tendência frequente na natureza: quanto menor o tamanho de um animal, menor sua longevidade. Pensemos em exemplos extremos, como as mais que centenárias tartarugas gigantes quando comparadas com os pequeninos ratos, que vivem em torno de 2 anos.

Os cães pequenos crescem mais rápido do que os grandes nos primeiros anos, mas de forma mais lenta ao chegarem à maturidade. Embora pareça estranho, aos dois anos, um peludo de tamanho pequeno é mais velho que um de maiores dimensões. Mas aos 5, é mais jovem.

Calculando a idade dos cães em relação à humana

Para tentar explicar um pouco mais como seria de verdade a relação entre os anos humanos e os caninos, daremos alguns exemplos:

Dois de nossos anos equivaleriam a 23 de um cão de raça pequena. Este número se reduz a 20 em animais de tamanho gigante.

Para continuar desmitificando, 7 anos do homem seriam 44 para raças pequenas, 47 para as medianas, 50 para as grandes e 56 para as gigantes.

E, para não deixar dúvidas, apenas mais uma comparação: 13 anos humanos corresponderiam a 68 de um cão pequeno, 74 de um médio, 82 de um grande e 101 de um gigante.

Cuidar sempre com carinho de nossos peludos em cada etapa de suas vidas

O conceito parece equivocado de que um ano de um cão equivale a 7 dos humanos, já que isso pode nos levar a tomar decisões equivocadas sobre os nossos peludos.

A questão é que nada pode ser generalizado nesta questão e sim relativizado. A progressão de vida destes animais não pode ser considerada linear e que muda de acordo com o seu tamanho e a sua raça.

Em caso de dúvida, o ideal é consultar um bom veterinário. Ele saberá orientar com precisão quanto aos cuidados adequados com animais de estimação em cada etapa de suas vidas.

Curta nossas páginas no Facebook e Instagram e não perca as informações para quem ama AMAR os animais!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful