Doenças ortopédicas em pets

Doenças ortopédicas em pets

As doenças ortopédicas nos pets existem e causam vários incômodos, dor e limitações de movimento. Fatores como idade, alimentação, quedas, acidentes, torções e traumas podem comprometer a saúde óssea dos bichinhos.

 

Artrose

A artrose causa o desgaste das articulações e são mais comuns em animais idosos. Quando não tratadas corretamente, causam desconforto, dores crônicas e comprometem muito o bem-estar e a qualidade de vida deles. Fatores genéticos, peso e idade se somam a eventualidades (como acidentes) e aumentam o risco de a doença surgir. Os sintomas incluem rigidez dos membros, claudicação, dificuldade para se movimentar, dor nas patas, falta de interesse por passeios e brincadeiras.

 

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma doença degenerativa que causa pressão sobre a coluna e pode causar dor – no limite, pode causar até paralisia. É extremamente comum em cães. Normalmente, a hérnia de disco ocorre por algum esforço excessivo ou trauma nos discos da coluna. Fatores genéticos também podem influenciar no desenvolvimento da doença. Os sintomas incluem dor, falta de equilíbrio, incontinência e diminuição da sensibilidade.

 

Displasia coxofemoral

Resultado de um encaixe incorreto entre o fêmur e a articulação do quadril, essa doença é bastante comum entre os cães. As causas são principalmente hereditárias e ambientais, como pela má formação da articulação e estruturas adjacentes (tendões e músculos) e o tipo de piso em que o animal circula. Porte físico e idade são agravantes. O efeito da displasia coxofemoral é principalmente a dificuldade de locomoção e de movimento, que causa desconforto constante.

 

Ruptura do ligamento cruzado cranial

A ruptura do LCC é uma lesão parcial ou completa do ligamento que limita os movimentos do joelho e impede o deslocamento da tíbia sobre o fêmur. Normalmente, ela ocorre após algum trauma, como atropelamentos, mas também pode acontecer pelo desgaste ou em decorrência de outras doenças articulares. De maneira geral, afeta mais cães de grande porte, cujo rápido crescimento sobrecarrega o ligamento cruzado cranial. Em gatos, o risco está no sobrepeso.

 

Luxação da patela

A luxação da patela nada mais é que o deslocamento da rótula, seja lateral (parte externa) ou medial (interna). Possui dois motivos principais: traumas e predisposição genética. Apesar de não ser visivelmente perceptível, a luxação da patela faz o cão mancar, arrastar ou esticar uma das pernas e ter dificuldades para realizar alguns movimentos, como pular. É pouco comum em gatos.

 

Em todos os casos, é importante buscar atendimento veterinário para uma avaliação clínica e exames mais detalhados. O tratamento é individualizado, e leva em consideração as especificidades de cada quadro.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful