Doença do Carrapato

Doença do Carrapato

 

Quando chega o verão, as altas temperaturas fazem com que as infestações de carrapatos aumentem significativamente. Isso ocorre porque, no calor, os carrapatos levam muito menos tempo para chegar à fase adulta: 10 dias, comparados aos 140 dias que levam para passar pelo mesmo processo no inverno. O ambiente e o contato com outros animais infectados aumentam os riscos para seu bichinho.

O QUE É A DOENÇA DO CARRAPATO?

A doença do carrapato é uma infecção que afeta o sangue do cachorro. Existem duas formas da doença: a erliquiose (bactéria) e a babesiose (protozoário). Apesar de serem duas manifestações diferentes, os sintomas e complicações são bastante parecidos. A erliquiose se manifesta lentamente e a babesiose, ao contrário, surge de forma rápida. Para saber qual das duas afetou seu bichinho, é necessário fazer um exame de sangue.

COMO ELA É TRANSMITIDA?

A transmissão ocorre por meio do carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). Quando um carrapato pica um cachorro infectado, ele passa a transmitir a doença. O carrapato pode, então, transmitir a doença por um período de um ano. Já os cães só podem transmitir a doença na fase aguda, quando há uma grande quantidade de hemoparasitas em circulação em seu corpo. Apesar de ser muito mais incomum, gatos e humanos também podem ser infectados.

CICLO DA DOENÇA

Fase aguda: após a incubação ( que pode levar entre uma semana e 20 dias), os primeiros sintomas aparecem: febre, falta de apetite e um emagrecimento acentuado. 

Fase subclínica: os sintomas passam, e há uma diminuição significativa de glóbulos brancos e leucócitos no sangue do cão. Pode perdurar por anos, e os animais com um sistema imune mais frágil podem vir a óbito nessa fase.

Fase crônica: a doença passa a agir como uma doença autoimune, e os sintomas da fase aguda voltam, mas de maneira mais acentuada e grave. Além disso, pode haver o aumento de órgãos como o baço e o fígado, problemas neurológicos, entre outros.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico só pode ser confirmado por meio de exames laboratoriais. O tratamento é bastante simples, por meio de antibióticos. Pode ser administrado em qualquer fase da doença, e dura de 4 a 8 semanas, dependendo do estágio em que se encontra.

PREVENÇÃO

Como não há vacinas contra essa doença, é importante tomar todos os cuidados necessários para evitá-la:

– Sempre observe o pelo do cão, especialmente após passeios em locais públicos;

– Mantenha o jardim e quintal limpos, especialmente gramado;

– Peça indicação de produtos contra o microorganismo ao seu veterinário.

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento
do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro
dos melhores conteúdos do universo pet!

Instagram | Facebook

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful