Cuidados para ter com cães idosos

Cuidados para ter com cães idosos

Para quem tem cachorro, ele vai sempre ser um bebê. Mas eles crescem e ficam velhinhos, e é preciso adaptar o seu cuidado para as necessidades que vão surgindo com a idade. O momento da velhice dos bichinhos vai demorar mais ou menos dependendo da raça e do porte, mas a dieta e o ambiente podem impactar, sim, na expectativa de vida do seu bichinho. Confira algumas dicas para melhorar o bem-estar do seu cãozinho.

 

            Cuidado com a dieta

Cães idosos costumam ter problemas alimentares, como problemas de mastigação, falta de apetite e dificuldades digestivas. Evite dar restos de comida para eles. Os alimentos feitos para cães já contêm todos os nutrientes, proteínas e carboidratos que eles precisam. Se você der esses pequenos “agrados”, pode na verdade desestabilizar a equação. Ele pode precisar fazer uma dieta, que podem podem incluir mais fibras, para ajudar na digestão, e menos carboidratos, para controlar o peso. Mas somente o seu veterinário de confiança poderá te orientar para uma dieta adequada e uma rotina de exercícios voltada especificamente para o seu cão.

 

            Leve-o mais vezes ao veterinário

Sim, e falando em veterinário, faça um check-up duas vezes por ano. Quando nós humanos envelhecemos, precisamos de um pouco mais de atenção, não é? A lógica é a mesma para os pets. Eles podem precisar fazer mais exames de sangue, por exemplo, ou exames dentais (tema do próximo tópico). E não podemos esquecer que determinadas raças podem ter predisposição a desenvolver algumas doenças. Um diagnóstico precoce pode ajudar a ter muito mais chances de tratamento e qualidade de vida.

 

            Não se esqueça dos dentes

O cuidado bucal é especialmente importante quando seu cão vai atingindo uma idade avançada. Escovações regulares ou limpeza profissional ajudam a prevenir doenças bucais que causam dor e ajuda a evitar que ele tenha problemas de mastigação. Caso seu cão seja muito resistente a escovação, você pode buscar alternativas como brinquedos para limpar os dentes.

 

            Fique atento a qualquer mudança

Animais pequenos, como os chihuahuas, muitas vezes só atingem a velhice depois dos 10 ou 12 anos, ao passo que cães de grande porte, como os dogues alemães, podem atingir a velhice aos 6 anos de idade. Saber esses detalhes pode ajudar você a ficar mais atento, portanto faça o máximo de perguntas que puder sobre o seu bichinho ao seu veterinário de confiança. E fique atento a qualquer mudança: os cães mais velhinhos talvez não consigam fazer as coisas que adoravam fazer quando eram menores. Por isso, esteja sempre aberto a entender que ele não deixou de ser quem era, só está entrando em uma nova fase.

 

Fique sempre atento aos cuidados com a saúde do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful