Como cuidar do seu pet no verão?

Como cuidar do seu pet no verão?

 

Assim como nós humanos, os pets também sofrem com o calor excessivo do verão. Fazemos a regulação térmica do corpo através da transpiração, mas, ao contrário de nós, os bichinhos não transpiram pela pele. Os cães costumam transpirar pelas almofadinhas das patas, focinho e boca. Já os gatos suam pelas patinhas e pelo queixo. E como fazer para aliviar o calor?

 

ÁGUA

Ofereça muita água fresca para eles. É bebendo água que a temperatura interna do corpo é regulada, além de também manter a hidratação. No calor, perdemos muita água com a transpiração, especialmente durante atividades físicas e brincadeiras. Para deixar a água sempre fresquinha para seu pet, troque com frequência. Não deixe a água parada no pote o dia todo. Se perceber que a água da torneira está saindo quente, misture com água gelada.

 

EVITE TOSAR

Apesar de nos parecer extremamente quente e desconfortável, o pelo do animal é importante para a regulação da temperatura corporal tanto no calor quanto no frio. O perigo é o superaquecimento e a exposição da pele do animal ao contato direto com o sol durante muito tempo, o que pode causar danos. Algumas raças nunca devem ser tosadas, como a Husky Siberiana e Chow-chow.  Consulte o veterinário antes de fazer qualquer coisa.

 

 

PROTETOR SOLAR

Falando em exposição solar, é importante usar protetores solares, especialmente se seu cão tem pelo curto ou branco, ou mucosas rosadas. São eles os que mais sofrem com os efeitos negativos da exposição aos raios do sol. Existem produtos específicos para os pets. Aplique principalmente no focinho, orelhas e próximo aos olhos – locais mais expostos ao sol.

 

CUIDADOS ESPECIAIS

Os cães que mais sofrem com os efeitos do calor são aqueles com o focinho curto, com o pug e o buldogue. Os bichinhos acima do peso também sentem mais calor que os outros, por isso precisam de um cuidado especial e mais atenção. Fique atento aos sinais de cansaço, desconforto e mudanças de apetite. Caso note alguma alteração, consulte o veterinário para um exame mais detalhado.

 

FIQUE ATENTO AOS HORÁRIOS

Muito cuidado com os horários de passeio ou de brincadeiras ao ar livre com seu pet. Evite os horários de sol mais forte, pois, além do calor, o chão muito quente pode queimar as patinhas. O ideal é passear pela manhã ou no final da tarde, mas certifique-se sempre de que a temperatura está apropriada.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

 

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro
dos melhores conteúdos do universo pet!

Instagram | Facebook

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful