Catarata e Atrofia da Retina em cachorros

Catarata e Atrofia da Retina em cachorros

ATROFIA PROGRESSIVA DA RETINA

Essa é uma doença que infelizmente ainda não tem cura e causa cegueira completa do animal. É de origem hereditária e pode aparecer em qualquer animal, independente da raça. Como o próprio nome diz, essa doença atinge a retina fazendo com que o animal vá perdendo a visão aos poucos. Primeiro ele fica com dificuldade de enxergar no escuro e depois passa a também não enxergar no claro.

 

SINTOMAS

Essa doença não manifesta nenhum sintoma externo e por isso torna-se difícil perceber quando ela ainda está no início.

O que se observa é uma mudança de comportamento do animal em locais com pouca iluminação. Ele pode deixar de te reconhecer em locais escuros, trombar com objetos e sentir-se perdido dentro da própria casa.

Além disso, é possível perceber uma luminosidade diferente nos olhinhos do cão, uma vez que a pupila fica dilatada, e uma diferença de coloração. A doença afeta os dois olhos e costuma aparecer até os cinco anos. Não existe um tempo determinado para que o cãozinho fique totalmente cego, varia de animal para animal.

Apesar de não haver cura os cães podem se adaptar a essa nova condição já que o faro, que já é apurado, fica ainda mais potente mantendo certa independência. Apesar disso, a rotina do bichinho deve ter algumas alterações. Mantenha ele longe de piscinas e escadas, passear sempre de guia e retirar qualquer móvel ou objetos que possa machucá-lo se ele trombar.

CATARATA

A lente dos olhos deve ser transparente permitindo a passagem de luz. A catarata faz com essa lente fique opaca impedindo a visão.

A catarata em cães ou gatos é igual a de humanos. Ela pode acontecer por vários motivos. O principal é a idade, mas pode surgir também por questões hereditárias, devido alguma infecção, trauma ou por diabetes.

 

SINTOMAS E TRATAMENTO DA CATARATA

O principal sintoma é a mudança da cor dos olhos que passam a ficar azuladas ou esbranquiçadas num tom leitoso. Pode acometer os dois olhos ou apenas um.

A doença pode avançar até que o animal perca completamente a visão. Porém, para esta doença há cura!!

Assim como nós humanos, existe cirurgia para recuperar a visão do animal também. A cirurgia garanta uma média de 95% de melhora, o que é mais do que suficiente para que seu amigo continue com a vida normal, né?

A maior preocupação aqui é que o pós-operatório é bem delicado. Nós humanos, quando nos submetemos à cirurgia, permanecemos em repouso, sem nos deitar do lado do olho operado e nem fazer esforço, ação impossível de se conseguir com os bichos né? Por isso as chances do aparecimento de uma infeção, por exemplo, não são tão baixas. Mas é só você dar uma atenção redobrada por alguns dias que ficará tudo bem.

 

No caso de qualquer dúvida procure a Doctor Zoo, uma clínica veterinária completa, com uma equipe especializada e super responsável para suprir as mais diversas necessidades dos seus animais.

Curta nossa página no face e confira as dicas da Doctor Zoo!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful