Calopsitas: saiba mais sobre sua beleza excêntrica e nutrição

Calopsitas: saiba mais sobre sua beleza excêntrica e nutrição

Ela está entre as aves domésticas mais populares, assim como os periquitos aqui no Brasil. Além de charmosas, com seu penacho divertido na cabeça, elas ainda são conhecidas pela alegria, companheirismo e inteligência. Mas para isso, é necessário saúde e nutrição.

Saiba mais como promover o bem-estar, saúde e longevidade à calopsita.

Alimentação da calopsita na natureza

Uma das primeiras perguntas que muita gente se faz na hora de descobrir os alimentos recomendados para um pet é o que eles comem na natureza. No caso das calopsitas, elas comem o que conseguem encontrar: sementes, grãos, frutas e alguns pequenos insetos.

Não existe um “cardápio” certinho. Vai depender da disponibilidade de alimentos no local e também de fatores como época do ano, quando um tipo de alimento é mais fácil de ser encontrado do que outro.

Nutrição em casa X nutrição na natureza

Para quem achou difícil reproduzir em casa a alimentação nada regrada das calopsitas, não se preocupe! Fazer isso não é possível e também não é recomendado, pois o animal domesticado adquire outros hábitos.

Observe que as calopsitas que vivem em casa não voam, atividade que demanda bastante energia. Além disso, é importante lembrar que as aves que podemos ter em casa nunca viveram na natureza.

Ao contrário! Elas vêm de gerações e gerações de reprodução em cativeiro. Por isso, as necessidades nutricionais e energéticas também são muito diferentes.

Alimentos extrusados: o melhor para calopsitas domesticadas

Apesar da diferença entre os hábitos das calopsitas que vivem em casa e na natureza, durante muito tempo, era comum que tutores oferecessem uma alimentação à base de sementes e algumas frutas.

Sem contar aqueles que gostam de fazer agrados ao pet, oferecendo alimentos de humanos, como biscoito água e sal, o que é muito prejudicial para a saúde dos pássaros.

A única forma de garantir uma alimentação adequada para as calopsitas domesticadas é por meio dos alimentos extrusados. Desenvolvidos especialmente para as calopsitas que vivem em cativeiro, esses alimentos possuem as quantidades de fibra, de carboidrato, de gordura e de proteína recomendadas para atender às necessidades específicas do pet.

Por isso mesmo, com eles, o risco de a calopsita desenvolver problemas como obesidade é menor.

Outra vantagem dos alimentos extrusados é que eles possuem a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula.

Com isso, a calopsita não consegue escolher só os que mais gosta e você garante uma nutrição completa. Porém, você pode dar alimentos frescos, como frutas para complementar.

Quantidade e frequência

A recomendação é dar o equivalente a 10% do peso da calopsita. Para um pet com 100 g, por exemplo, você deverá colocar 10 g de ração para calopsita no comedouro todos os dias.

Mas não se esqueça de pegar as orientações com o veterinário, ele pode sanar dúvidas com a devida precisão.

Na Doctor Zoo você encontra a melhor equipe, preparada e especializada para cuidar com todo carinho do seu pet.


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful