As 5 doenças mais comuns em cães

As 5 doenças mais comuns em cães

Existem diversas doenças que podem acometer nossos pets. Mas, muitas vezes, elas só são diagnosticadas mais tardiamente, em estado avançado, já que muitos tutores não conseguem identificar a tempo o problema. Por isso, é de extrema importância que os tutores conheçam as doenças mais comuns e seus sintomas para que possam identificá-las precocemente.

 

OTITE

Essa inflamação no ouvido é extremamente comum e pode ter diversas causas, como bactérias, fungos ou parasitas. Os sintomas incluem coceira, dor, secreção, inchaço e a formação de crosta na orelha. Para prevenir essa doença, é importante ter muito cuidado ao lavar as orelhas do seu cão, limpando-as da maneira adequada.

 

SARNA

Causada por um parasita, a sarna (ou escabiose) é um tipo de infecção de pele contagiosa. Os ácaros se alojam no corpo dos cachorros e se alimentam de pele e sebo, gerando uma coceira intensa. Ao se coçar, os cães acabam fazendo feridas na pele. Para prevenir, é importante evitar o contato com outros cães contaminados, a higienização adequada dos ambientes em que eles ficam e a visita periódica a clínicas e pet shops de confiança.

OBESIDADE

Uma dieta inadequada aliada ao sedentarismo pode causar obesidade nos cães. O perigo dessa doença é que ela deixa o animal predisposto ao aparecimento de outras, como a diabetes, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, entre outras. Algumas raças são mais propensas do que outras a desenvolver o problema. Para prevenir, é importante oferecer apenas alimentos adequados e estimular a prática de atividades físicas.

 

ALERGIA ALIMENTAR

Alguns componentes presentes nos alimentos podem desencadear uma reação alérgica, que nada mais é que uma resposta do sistema imune do cão. Os sintomas podem ser coceira, vômito e diarreia. De maneira geral, as causas mais comuns são aditivos químicos presentes nas rações. Para evitar esse problema, recomenda-se alimentar seu bichinho apenas com rações de qualidade, com boa procedência.

 

ERLICHIOSE

Também conhecida como “doença do carrapato”, essa infecção é transmitida com a picada do carrapato. Isso pode desencadear anemia, hemorragia, inflamação nos olhos, distúrbios renais e até mesmo problemas neurológicos. Caso não seja tratada a tempo e da maneira adequada, pode levar o cão à morte. Os sintomas incluem tosse, vômito, febre, diarréia, perda de apetite e dificuldade respiratória.

 

Todas essas doenças devem ser tratadas adequadamente com acompanhamento de um médico veterinário.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful