Ansiedade afeta também os animais

Ansiedade afeta também os animais

 

Você sabia que os cães também
sofrem de ansiedade?

Confira algumas dicas para aliviar os sintomas no seu cão

 

Assim como nós humanos, os cães também podem sofrer de ansiedade.  Caso você perceba que o comportamento do seu melhor amigo anda diferente ou alterado, é fundamental procurar um médico veterinário para fazer analisar as causas e chegar ao diagnóstico correto, afim de tratar o animal de acordo com a necessidade. Além disso, algumas atitudes diárias de quem convive com o cão podem contribuir para que ele não fique tão ansioso.

A ansiedade compreende uma série de sintomas. Alguns cães entram em depressão, agem agressivamente, destroem móveis e objetos, ou fazem coisas inapropriadas para chamar a sua atenção. Esses sintomas podem indicar que o cachorro está com ansiedade de separação, condição que ocorre em virtude do medo de ficar sozinho ou separado de seu dono. Caso você não tenha condições de ficar bastante tempo com seu bicho de estimação canino, é possível criar hábitos para que a ansiedade dele seja aliviada.

»1 Agir naturalmente

105-ansiedadedoctorzoo_2

Procure agir naturalmente ao sair de casa, não se prenda a despedidas e muitas demonstrações de carinho ou afeto, pois com isso o animal identifica uma despedida e passa a sofrer quando esses “rituais” começam a acontecer, uma vez que essas atitudes podem ser associadas a algo ruim, deixando o cachorro angustiado sempre que você repetir essas ações. Por isso, o melhor a se fazer é apenas sair de casa, sem voltar para trás para conferir como ele está.

 

»2 Retorno sem alvoroço

105-ansiedadedoctorzoo_3

Faça o mesmo ao retornar, aja naturalmente e lembre-se que deve-se evitar a criação de expectativas intensas por parte do cão, então, evite alvoroço, pois o cão certamente ficará ansioso esperando pelo momento da sua chegada. Para que ele se acostume com a solidão temporária, evite chegar chamando seu nome e fazendo carinhos no animal, mesmo que ele comece a chorar, latir ou pular em você. Simplesmente ignore e espere que se acalme para somente depois, dar a devida atenção.

 

»3 Pequenas distrações

105-ansiedadedoctorzoo_4

Além disso, deixe algumas distrações com ele quando não tiver mais ninguém em casa, como ossos e brinquedos. Assim, o cão terá uma ocupação enquanto você não volta, garantindo momentos mais agradáveis e que passarão mais rápido. Também é uma boa pedida deixar uma roupa velha, para que ele possa sentir o seu cheiro quando você estiver fora de casa.

Tome cuidado ainda para não deixar objetos com peças que possam ser engolidas. Delimite um espaço para que ele possa circular na sua ausência, certificando-se de que o cachorro não tenha contato com coisas perigosas, como fios elétricos e objetos quebráveis.

No caso de filhotes, outra dica importante é só liberar o acesso do animal pela casa quando ele já estiver habituado com os ambientes e souber exatamente onde deve fazer as necessidades. Assim, você não terá surpresas desagradáveis ao voltar.

 


 

E vocês? Já seguem estas dicas com seus pets?
Acompanhe-nos por aqui e Facebook e interaja com a gente!

 


1 Comentário

  1. Solange

    Boa dica estava precisando agora irei agir diferente 😊

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful