5 curiosidades sobre gatos

5 curiosidades sobre gatos

Quem convive com gatos sabe que, muitas vezes, seu comportamento pode ser bastante incompreensível para nós, humanos. Existem muitos mitos e máximas sobre o comportamento peculiar dos gatos, que nem sempre correspondem à realidade – ou, pelo menos, com o conhecimento científico disponível. Por esse motivo, vamos desmistificar alguns deles.

 

POR QUE OS GATOS SÃO CARNÍVOROS E NÃO ONÍVOROS COMO OS CÃES?

Tanto os gatos quanto os cães pertencem à ordem dos Carnívoros. Mas pesquisas recentes mostram que, no decorrer da evolução, os cães adquiriram mais cópias do gene amilase, responsável pela quebra dos carboidratos. Isso contribuiu para que os cães desenvolvessem uma dieta onívora. Diferentemente de seus ancestrais, que se alimentavam principalmente de carne, os cães passaram a consumir também outros alimentos. 

Mas o mesmo não ocorreu com os gatos – aliás, muito pelo contrário: eles perderam genes que codificam várias enzimas responsáveis por produzir vitamina A, prostaglandina e taurina, e só conseguem sintetizá-las a partir da carne. Para que se tornassem onívoros, os gatos teriam que ter desenvolvido características que os tornassem capazes de sintetizar diversos nutrientes a partir de vegetais. E isso não aconteceu.

 

POR QUE ELES RONRONAM?

O ronrom é parte da comunicação dos gatos, geralmente para pedir atenção. Quando filhotes, os gatos ronronam para convencer a s mães a continuar os amamentando, ou quando querem receber carinho. Apesar de popularmente ser entendido como um sinal de que o gato está feliz, o ronrom pode também ser um sinal de que há algo de errado. Por isso, é importante sempre estar atento ao comportamento do gato como um todo, pois atos individuais não têm significados fixos.

 

OS GATOS TÊM AFEIÇÃO PELOS DONOS?

Os gatos têm, sim, afeição por quem os alimenta e cuida deles, apesar de não demonstrarem como os cães. Quando os gatos se esfregam em nossa perna, estão indicando que nos acham amigáveis e também superiores a eles. Isso porque esse gesto é uma sinalização das relações de poder e hierarquia: filhotes se esfregam nas mães e fêmeas se esfregam nos machos, por exemplo, mas o contrário não ocorre. 

Com os humanos, essa demonstração existe mas tem suas limitações, pois os gatos se cansam rápido. É comum que nós, humanos, sejamos pegos desprevenidos quando estamos acariciando um gato e ele começa a nos morder ou dar patadas. Isso significa que não compreendemos os sinais para parar, como orelhas baixas e mexer o rabo.

 

 

A COR DE SUA PELAGEM DEFINE SUA PERSONALIDADE?

A crença de que a cor da pelagem define a personalidade de um gato é muito comum, mas com pouco respaldo científico. Algumas características podem fazer com que os filhotes se pareçam com o pai e se comportem como ele, mas isso é bastante específico e não generalizável. O que ocorre é que algumas raças podem ter características marcantes, como hábitos de sono e o nível de interação com humanos, por exemplo.

 

POR QUE OS GATOS GOSTAM TANTO DE CAIXAS?

Eles fazem isso porque gostam de se sentir protegidos e aquecidos, especialmente quando querem dormir. As caixas são lugares seguros, além de serem ótimos esconderijos. Caixas novas também provocam um interesse a mais, já que é um novo território a ser explorado. Mas não há nenhuma explicação científica até o momento para sua maior inclinação por caixas pequenas.

 

Fique sempre atento a qualquer mudança no comportamento do seu bichinho e procure a Doctor Zoo para uma orientação profissional.

Curta as nossas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos do universo pet!

 


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful