10 fatos que você não sabia sobre o seu cão!

10 fatos que você não sabia sobre o seu cão!

Qualquer pessoa que já teve um cãozinho, sente e sabe que se trata de um vínculo de amizade especial, incomparável a qualquer outro, permeado por amor incondicional. Mas nem sempre compreendemos o comportamento dos cães durante toda sua vida. Selecionamos aqui, algumas curiosidades que talvez irão te surpreender. Confira as 10 coisas que você não sabia sobre o seu cão!

 

1– Preveem chuvas. Eles podem farejar e sentir tempestades chegando!

Com seus ouvidos aguçados, os cães podem ouvir em frequências mais altas e menores. Eles podem ouvir um estrondo de trovão que nós humanos sequer reparamos. Não apenas ouvem melhor do que nós, mas têm o olfato bem mais apurado.

 

2- Nascem surdos, cegos e sem dentes

Ount, tão dependentes e necessitados de cuidados; são surdos, cegos e não possuem nem dentes. Durante a primeira semana de vida, em 80% do tempo, um filhote passa dormindo e nos outros 20% mamam ou se alimentam. Ainda incapazes de caminhar, os filhotinhos começam a se locomover rastejando. Os olhinhos só se abrem após 2 semanas e aí começam suas experiências com a visão, primeiramente embaçadas e turvas, até tornarem-se mais nítidas. Os ouvidos seguem a mesma linha, levando aproximadamente o mesmo tempo para abrir, permitindo a eles ouvir entre 2 e 3 semanas de idade.

 

3- A impressão do nariz do cão é única, como a impressão digital humana!

Dessa você sabia? Assim como as impressões digitais podem identificar humanos, os cães podem ser identificados pelas impressões de seus focinhos. Uma impressão de nariz do cão é tão única e identificadora a eles, quanto a impressão digital humana às pessoas. Antes se identificava o cão pela pata, mas tal método ficou ultrapassado por não apresentar o mesmo grau de precisão como a impressão de focinho.

 

4- Os machos levantam suas patas como sinal de domínio

Já sabemos que eles marcam território através da urina. Mas você sabia que o fato de levantar suas patas para fazer xixi permite aos cães espalhar mais urina e mais alto. Isso fará com que o cheiro fique por mais tempo; porque alguns cães não serão capazes de alcançar aquele nível, assim o maior elimina o menor em questão de território. Os cães marcam o odor deles sobre objetos em camadas. Quanto menor o cachorro, menos poderoso ele é na cadeia de xixi.

 

5- A parte do cérebro, responsável pelo “cheiro” no cérebro do cão é 40 vezes maior do que a dos humanos

Olfato é apuradíssimo, 40 vezes além do nosso alcance. Ele depende do seu sentido de olfato para perceber o mundo, do mesmo modo que nós humanos dependemos de nossa visão. Embora pareça difícil entender, o cão interpreta tanta informação quanto nós ao longo do dia, claro que em proporções diferentes e adaptáveis a natureza de cada um. O cérebro de um cão é especializado em identificar odores. A percentagem do cérebro de um cão que é dedicada a analisar cheiros é na realidade 40 vezes maior do que a dos humanos.

 

7- A linguagem própria de abanar a cauda

Geralmente, as pessoas pensam que quando cão abana a cauda está feliz, animado e receptivo. Em parte, isso é verdade, mas não significa apenas isso. Há uma linguagem própria a ser percebida; e abanar o rabo pode indicar que o cão está assustado, inseguro e até mesmo, prestes a atacar. Aspectos curiosos ajudam a identificar quando o movimento está ocorrendo sob estresse, como a posição da cauda, o ritmo que é meio frenético e geralmente para um lado.

 

8- Cães não suam como as pessoas

Os cães suam, mas em diferentes lugares em comparação aos humanos. Eles transpiram principalmente através de suas patas. As áreas da pele e axilas não contêm glândulas sudoríparas como em humanos.
Os cães tentam livrar-se do calor pela respiração ofegante, por isso muitas pessoas acham que eles transpiram pela boca, o que não acontece. Eles necessitam de atividades físicas para ativar as glândulas sudoríparas e transpirarem correta e naturalmente e isso é muito importante para sua saúde em geral.

 

9- Linguagem corporal é mais eficaz do que palavras

Apesar de os cães entenderem algumas palavras como: “cookie”, “ande” ou “sente” a linguagem corporal é o fator dominante em sua comunicação e a linguagem verbal não é totalmente familiarizada e identificada por eles. Os cães percebem a linguagem corporal humana mais do que a linguagem falada.

 

10 – Necessitam de disciplina, estrutura e regras

Os cães são como crianças, eles precisam de disciplina, treinamento e regras. Precisam saber quem está sempre no comando, e se o líder não assume a atitude, o cão não sentirá que deva obedecer às ordens ou comandos.
Se você está tentando treinar o próprio cão, lembre-se que eles não entendem as exceções à regra. Se são permitidos a pular normalmente sobre o dono, não entenderão a razão de não poderem pular quando você estiver vestindo terno por exemplo.

 

Gostou de saber mais a respeito dos animaizinhos que mais amamos? Não deixe de nos acompanhar pelo site/blog ou facebook e fique por dentro de informações interessantes a você e sua rotina com seu pet!


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful